Relatório de Negociação Salarial do DNIT

Dnit Departamento Nacional De Infraestrutura De Transportes 1024x683 1

Faremos aqui uma síntese de como se deu a negociação salarial do DNIT que está em vias de aprovação junto ao MGI/PR.

Através das entidades representativas das categorias do DMT ASDNER, ANAT e ANTSIT (a AEDNIT não quis participar da unidade), foi dado início para a construção de uma pauta conjunta para ser levada ao MGI. Depois de algumas reuniões virtuais entre as entidades e outras reuniões virtuais e presenciais com a DG/DNIT, foi acordada uma proposta única que teve o comprometimento do DNIT em apoiar, na íntegra, os pontos levados por cada uma destas associações. Essa proposta foi levada, pessoalmente, pelas associações ao MT que também assumiu o compromisso de apoio.

O MGI então, recebeu a proposta do DNIT em reunião presencial, levada pela Condsef e acompanhada pelas associações. Também esteve presente a diretoria e o CGGP do DNIT A partir daqui a AEDNIT, começou a caminhar junto, mas com sua proposta separada. No MGI cada entidade fez uma explanação de seus pleitos e o Secretário de Relações do Trabalho do MGI, fez algumas ponderações sobre a dificuldade de se atender tudo que se pedia, mas que analisaria o caso e daria uma resposta.

A resposta então foi apresentada pelo MGI e rejeitada por todas as associações.

Uma contraproposta seria feita dias depois com data determinada para manifestação do DNIT e que deveria ser conduzida por assembleias sindicais em cada estado da federação. Essa proposta foi analisada por cada associação e não trouxe muita ou quase nenhuma melhoria para o PEC, ao contrário da Carreira que além de trazer alteração na tabela, melhorando os percentuais, fez a conversão da remuneração em subsídio que era o pleito de todos, mas só a Carreira foi atendida. Houve também algumas insatisfações de outras associações, mas muito favorável a Carreira, o resultado das assembleias, não poderia ser diferente e foi aceita pelo DMT. Essa resposta será levada ao MGI pela Condsef. Para o PEC 9% em janeiro de 2025 e 5% em abril de 2026.

Confira o documento original!

ASDNER, 19 de agosto de 2024.

www.asdner.org.br
e-mail: asdnersede@asdner.org.br

Fonte: ASDNER
Publicado em: 21 de agosto de 2024

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *