MOBILIZAÇÃO NA SEDE DO DNIT

Mosap 1
Movimento marca nova etapa de negociações para o reajuste do funcionalismo público

Uma significativa mobilização ocorreu (28/2) na sede do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Brasília, reunindo diversas entidades representativas do serviço público. O encontro foi parte da agenda da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), e teve como objetivo principal discutir a resposta do Ministério da Gestão e da Inovação (MGI) à contraproposta unificada, apresentada pelos blocos de entidades do funcionalismo no final de janeiro.

O encontro foi convocado após as entidades do funcionalismo público apresentarem uma contraproposta unificada, buscando avanços nas negociações salariais e de benefícios.

Representantes do funcionalismo expressaram preocupações com a estratégia do governo de priorizar as mesas específicas e oferecer reajustes apenas em benefícios como o vale-alimentação, o que, segundo entidades, prejudica diretamente os aposentados. “A proposta prejudica os aposentados. Nenhum servidor ou servidora pode ficar para trás…”. Destacaram, afirmando às necessidades de uma mobilização ainda maior nos próximos dias.  Essa decisão vem em resposta à falta de avanço na proposta de reajuste linear para todo o funcionalismo, com o governo mantendo sua oferta anterior que prevê uma recomposição de 9% entre 2025 e 2026, sem previsão de aumento para este ano.

Durante a reunião, representantes do governo informaram que qualquer melhoria na proposta de reajuste linear está condicionada a um aumento na arrecadação, cuja avaliação está prevista para ocorrer apenas em abril. Essa posição reforça a sensação de impasse nas negociações, aumentando a insatisfação entre as entidades representativas dos servidores públicos.

A mobilização na sede do Dnit simboliza um momento crucial na luta dos servidores públicos por reconhecimento e valorização. As entidades representativas, unidas em sua diversidade, reafirmam o compromisso de não deixar nenhum servidor para trás, especialmente os aposentados, que se veem prejudicados pelas propostas atuais. À medida que as negociações prosseguem, a expectativa é que o governo apresente soluções que contemplem as demandas de todo o funcionalismo, garantindo justiça e equidade na valorização do serviço público brasileiro.

Fonte: mosap
Publicado em: 11 de março de 2024

1 comentário

  • João N. Nogueira disse:

    Realmente, com o elevado aumento do custo de vida em que todos nós aposentados estamos envolvidos no presente momento, essa proposta de aumento somente para 2025/2026, poderia muito bem ser distribuída, em parcelas iguais às propostas, a partir deste ano de 2024.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *