Governo propõe reajuste de 17,5% em auxílio-alimentação

Refeicao
Na 12ª Mesa Nacional de Negociação Permanente, MGI reafirma o compromisso com o diálogo e a valorização das pessoas que trabalham no serviço público
 

O Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) apresentou, nesta quarta-feira (dia 22), uma proposta de reajuste de 17,5% para o auxílio-alimentação do funcionalismo federal, a ser pago ainda este ano.

O anúncio ocorreu durante reunião da 12ª Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) com representantes dos servidores públicos. Se a proposta for aceita, os trabalhadores passarão a receber R$ 1.175 em dezembro.

A pasta sinaliza que, quando o atual governo assumiu, o auxílio estava congelado há seis anos, o que representaria a necessidade de um reajuste acumulado de 156,55% desde 2023. 

O impacto da proposta será de R$ 1,1 bilhão em 2026, valor já estimado no Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA) 2026 enviado ao Congresso Nacional.

Estamos garantindo ganhos reais, dentro da responsabilidade orçamentária, para melhorar as condições de vida de quem trabalha no serviço público federal — destacou o secretário de Relações do Trabalho, José Lopes Feijóo.

Representantes criticaram, porém, que a demanda dos servidores pela equiparação dos auxílios entre os Três Poderes, pleiteada desde a retomada da MNNP em 2023, não foi atendida.

A Mesa de Negociação foi criada para ser uma instância de comunicação unilateral do governo para as entidades de classe. Precisa haver negociação real, o que não aconteceu nesse caso dos benefícios… disseram.

Fonte: Gov.br
Publicado em: 28 de outubro de 2025

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *