Intranet

Servidores Públicos Já Podem Utilizar Nova Carteira Funcional Digital

Sigepe Mobile 1200x600
 Modelo segue padrões de identificação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e do Documento Nacional de Identificação (DNI)

A nova Carteira Funcional Digital já está disponível para todos os servidores públicos. O modelo desenvolvido pelo Ministério da Economia (ME), em parceria com o Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), segue o padrão utilizado na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e no Documento Nacional de Identificação (DNI). Desta forma, a recém-lançada carteira evitará falsificações, fraudes e golpes.

“Em breve, os servidores ativos poderão entrar em qualquer prédio público do Executivo Federal com este novo documento. Assim, simplificamos o processo de identificação ao mesmo tempo que modernizamos o Estado brasileiro a partir do uso de novas tecnologias”, afirma o secretário de Gestão e Desempenho de Pessoal, Wagner Lenhart. Segundo ele, a nova carteira funcional poderá, no futuro, ser utilizada como um documento de identificação, assim como a CNH.

Como funciona

Para construir o novo modelo de identificação funcional, o ministério utilizou dados dos servidores ativos disponíveis no Sistema de Gestão de Pessoal do Governo Federal (Sigepe). Já os terceirizados não usarão o modelo, pois não estão incluídos no Sistema Integrado de Administração de Pessoal (Siape).

O processo de identificação será possível a partir de um QR-Code, que pode ser verificado por qualquer cidadão a partir do “Vio” (disponível nas lojas virtuais Play Store e Apple Store). Além da CNH e do DNI, o mesmo procedimento é utilizado no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) digital e nas novas placas veiculares.

Para o secretário, a medida ainda vai reduzir os custos com a impressão de crachás para servidores públicos. “Este sistema poderá ser utilizado pela segurança dos prédios públicos nas catracas, assim como é feito nos aeroportos. Com isso, o crachá poderá ser substituído por outras formas de identificação como bottons, mas isto ficará a critério de cada órgão”, complementa Lenhart.

Como acessar

Esta nova ferramenta já está disponível no aplicativo Sigepe Mobile. Para usar a nova carteira digital funcional, baixe o Sigepe Mobile na Play Store ou na Apple Store.

Fonte: Fonte: Ministério da Economia
Publicado em: 13 de agosto de 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *