Geap Saúde – Como funciona?

Geap

A Geap Saúde, operadora de planos de saúde voltados para o setor público, vem ampliando a oferta de modalidades para servidores federais — hoje, a empresa atende cerca de 300 mil pessoas no país, entre ativos, aposentados, pensionistas, comissionados, temporários e seus dependentes.

Para facilitar a decisão por uma das modalidades da Geap, reunimos respostas para algumas dúvidas sobre a operadora:

Quem pode aderir?

Os planos da Geap Saúde podem ser contratados por servidor ativo, enquanto estiver vinculado ao órgão; o servidor aposentado, enquanto estiver na folha de pagamento do órgão; se for comissionado, enquanto estiver ocupando o cargo; pensionista de servidor federal, desde que já fosse dependente à época do falecimento; e o temporário.

Quais planos estão disponíveis para servidores?

A maioria dos planos disponíveis para servidores são de abrangência nacional — Geap Saúde II, Geap Família, Geap Clássico, Geap Essencial, Geap Referência, Geap Saúde Vida, Geap Referência Vida, em que varia apenas o valor. Há também o Geap Para Você, com cobertura apenas no respectivo estado, disponível em Amazonas, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Pará, Paraíba, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Além das modalidades Geap Basic I e II e Geap Classic II, válidos para municipalidades. Nenhuma das opções tem cobertura internacional.

Como pode ser feito o pagamento?

A mensalidade pode ser paga via boleto, débito em conta corrente (válido para correntistas do Banco do Brasil), Pix ou desconto em folha.

Como faço para aderir?

O servidor deve entrar em contato com a operadora por meio do site, na aba “Torne-se Beneficiário”, pela Central Nacional de Teleatendimento 24 horas no 0800 728 8300 ou pelo WhatsApp através do número (61) 93300-7230 (de segunda a sexta entre 7h e 19h). Ele pode ainda procurar um consultor da Geap pelo contato (61) 99988-1145.

Quem pode ser dependente?

Sim. A Geap reconhece como dependentes cônjuge ou companheiro (a) em união estável, pessoa separada judicialmente que tem direito à pensão alimentícia, filhos e enteados com até 21 anos ou até 24 anos — dependentes economicamente do titular e matriculados em curso regular reconhecido pelo Ministério da Educação — e menor de idade sob a tutela do servidor titular do plano, enquanto estiver nesta condição.

Como funciona o reajuste de mensalidades?

A Geap informa que os valores dos planos são corrigidos anualmente em fevereiro com base em estudo técnico com o objetivo de garantir o equilíbrio econômico da carteira. Neste ano, a correção será de 9,11%, válida para os planos Geap Saúde I e II, Geap Referência, Geap Essencial, Geap Clássico e Geap Família, que fazem parte de convênio firmado com a União.

Qual o tempo de carência dos planos?

O período de carência varia de 30 a 180 dias, a depender do plano escolhido. No caso de cirurgias e procedimentos de urgência, no entanto, o prazo cai para 24 horas. Servidores que contrataram um plano da Geap Saúde até 60 dias do ingresso no serviço público não têm tempo de carência.

Como funciona a política de reembolso da Geap?

A Geap reembolsa o servidor que precisar contratar um serviço que esteja disponível ou não seja coberto pelo plano, de acordo com as regras dispostas no regulamento da modalidade escolhida pelo beneficiário. A política e as regra de reembolso estão previstas em legislação da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), e devem ser seguidas por as operadoras de planos de saúde.

Fonte: GEAP Saúde
Publicado em: 31 de janeiro de 2023